terça-feira, 24 de janeiro de 2012

CULTURA GERAL (Parte 2)


=> O CHANZÚ (pés achatados) foi uma prática comum na China durante cerca de 1000 anos. Meninas, na faixa dos 4 anos, tinham seus pés atados com bandagens apertadas de forma que não pudessem crescer. Com o crescimento natural, os pés comprimidos se quebravam e cicatrizavam, num círculo que só terminava na fase adulta, ficando completamente deformados.


Os "Pés de Lótus", como eram chamados, não passavam dos 10 cm de comprimento, e eram vistos como sinal de status social e elegância. O ritual para colocar as bandagens era sempre doloroso, infecções eram comuns e necroses (estado de morte de um tecido ou parte dele, em um organismo vivo) acarretavam na perda do dedo.
No século 17 surgiram as primeiras tentativas de abolir a prática, mas foi somente com a proclamação da Nova República da China, em 1911, que a prática foi proibida por lei.


=> SATI é um costume hindu no qual a viúva se sacrifica queimando-se viva junto do marido em sua pira (um tipo de fogueira para queimar cadáveres) funerária. O sati é supostamente um ato voluntário. 





Argumenta-se, no entanto, que muitas mulheres podem ver-se obrigadas a cometê-lo por pressão da sociedade e dos familiares.(OOOHHH ) Num sei vcs... mas eu preferiria ser uma viúva problemática, louca e depressiva do que ser uma viúva defunta : ) kkkkkk


Um comentário:

  1. Assuntos interessantíssimos!
    Seria legal se vocês mostrassem notícias atuais para entrarmos em um consenso(como exemplo: educação) e criarmos uma ideologia critica sobre as coisas, pois nas provas sobre conceitos gerais é irrelevante o conhecimento das notícias atuais.
    Obrigado pela compreensão,
    Túlio

    ResponderExcluir